Transtorno de Aprendizagem e Inclusão Escolar – 60H

OBJETIVO

São vários os fatores que podem interferir no processo de aprendizagem da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático dos alunos. Condições sociais, familiares, orgânicas e pedagógicas estão entre eles. E esse cenário complexo acaba por criar um dos principais problemas ao se lidar com os transtornos de aprendizagem: a sua identificação. O curso Transtornos de Aprendizagem tem o objetivo de ajudar o educador a identificar e encaminhar os principais transtornos de aprendizagem presentes nas escolas (dislexia, disortográfica, disgrafia, discalculia e TDAH).

O papel do educador neste contexto é fundamental. Sem esta identificação, o trabalho conjunto com profissionais de outras áreas e o trabalho posterior em sala de aula é bastante provável que os professores fiquem perdidos na sala de aula e os alunos nos seus mundos internos.

INFORMAÇÕES LEGAIS:

PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04

Aulas expositivas EAD

Trabalhos supervisionados individuais

Estudo de casos e apresentação de seminários

Debates sobre situações em fórum

Leitura crítica reflexiva de textos propostos

A disciplina é desenvolvida por meio de aulas expositivas, debates e apresentação de casos. É imprescindível a leitura dos textos previamente às aulas e os dois livros indicados pelo professor; a cada aula, uma questão central orientará o debate – o aluno deverá demonstrar ter-se preparado para debater a questão, a partir dos textos indicados. Cada aluno deverá também preparar e apresentar uma resposta aos questionamentos do caso relacionado ao tema da aula. Ao final do curso, os participantes deverão ter realizado a leitura do estudo de caso, respondido os questionamentos, participado do Fórum no AVA, feito o exercício revisório no AVA .

Formas de Avaliação (seguir Regimento Interno)

De acordo com o Regimento Interno da Instituição: A avaliação do rendimento escolar é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10). A frequência deve ser igual ou superior a setenta e cindo por cento (75%) computada mediante ao acesso online e registrada conforme o aluno desenvolve as atividades na plataforma. Nossa frequência consiste na participação dos fóruns, leitura do matéria, vídeos e atividades. A aprovação é obtida a partir de nota final igual ou superior a sete (7,0).
Caso o aluno não consiga nota, poderá se realizado a avaliação até conseguir a nota 7.0.

Modulo 1: As diferentes compreensões do autismo – da identificação aos dias de hoje

Modulo 2: Transtornos globais do desenvolvimento

Modulo 3: Aspectos importantes dos transtornos globais do desenvolvimento para a educação escolar

Modulo 4: A formação e a aprendizagem da criança com transtorno global do desenvolvimento

Modulo 5:Considerações Finais

Referências bibliográficas

INVESTIMENTO
_________

R$ 100,00

R$ 39,90

TIPO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04