Educação Especial: Deficiência Intelectual, Surdez e Cegueira – 180H

OBJETIVO

A Educação Especial é o ramo da Educação que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência, preferencialmente em escolas regulares, ou em ambientes especializados tais como escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência intelectual.

INFORMAÇÕES LEGAIS:

PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04

Aulas expositivas EAD

Trabalhos supervisionados individuais

Estudo de casos e apresentação de seminários

Debates sobre situações em fórum

Leitura crítica reflexiva de textos propostos

A disciplina é desenvolvida por meio de aulas expositivas, debates e apresentação de casos. É imprescindível a leitura dos textos previamente às aulas e os dois livros indicados pelo professor; a cada aula, uma questão central orientará o debate – o aluno deverá demonstrar ter-se preparado para debater a questão, a partir dos textos indicados. Cada aluno deverá também preparar e apresentar uma resposta aos questionamentos do caso relacionado ao tema da aula. Ao final do curso, os participantes deverão ter realizado a leitura do estudo de caso, respondido os questionamentos, participado do Fórum no AVA, feito o exercício revisório no AVA .

Formas de Avaliação (seguir Regimento Interno)

De acordo com o Regimento Interno da Instituição: A avaliação do rendimento escolar é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10). A frequência deve ser igual ou superior a setenta e cindo por cento (75%) computada mediante ao acesso online e registrada conforme o aluno desenvolve as atividades na plataforma. Nossa frequência consiste na participação dos fóruns, leitura do matéria, vídeos e atividades. A aprovação é obtida a partir de nota final igual ou superior a sete (7,0).
Caso o aluno não consiga nota, poderá se realizado a avaliação até conseguir a nota 7.0.

1º Módulo: A pessoa com surdo cegueira

2º Módulo: A pessoa com deficiência múltipla

3º Módulo: Necessidades específicas das pessoas com surdo cegueira e com deficiência múltipla

4º Módulo: A escola comum e o aluno com surdo cegueira

5º Módulo: Deslocamento em trajetos curtos e longos, em ambiente

6º Módulo: escolar e na sala de recursos multifuncionais

7º Módulo: O papel do professor especializado e a interface do AEE, na escola comum

8º Módulo: Adequações visuais

9º Módulo: Adequações visuais

10º Módulo: Posição e distância

11º Módulo: Disposição da sala e orientações para as atividades

12º Módulo: O uso do quadro negro ou lousa

13º Módulo: Movimentação do professor

14º Módulo: Material didático: características visuais

15º Módulo: Adequações auditivas

16º Módulo: Tecnologia assistiva

17º Módulo: Organização da sala de aula

18º Módulo: Adequações táteis

I19º Módulo: instrumentos de registro e reflexões para os professores de AEE e sala comum

20º Módulo: Relato de um caso de aluno com surdo cegueira em escola comum

21º Módulo: Considerações finais

22º Módulo: Referências

23º Módulo: Para saber mais

Referencias Bibliográficas.

INVESTIMENTO
_________

R$ 150,00

R$ 75,00

TIPO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04