Educação Especial: Deficiência Intelectual, Surdez e Cegueira – 180H
OBJETIVO
A Educação Especial é o ramo da Educação que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência, preferencialmente em escolas regulares, ou em ambientes especializados tais como escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência intelectual.
INFORMAÇÕES LEGAIS:
PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04
Aulas expositivas EAD
Trabalhos supervisionados individuais
Estudo de casos e apresentação de seminários
Debates sobre situações em fórum
Leitura crítica reflexiva de textos propostos
A disciplina é desenvolvida por meio de aulas expositivas, debates e apresentação de casos. É imprescindível a leitura dos textos previamente às aulas e os dois livros indicados pelo professor; a cada aula, uma questão central orientará o debate – o aluno deverá demonstrar ter-se preparado para debater a questão, a partir dos textos indicados. Cada aluno deverá também preparar e apresentar uma resposta aos questionamentos do caso relacionado ao tema da aula. Ao final do curso, os participantes deverão ter realizado a leitura do estudo de caso, respondido os questionamentos, participado do Fórum no AVA, feito o exercício revisório no AVA .
Formas de Avaliação (seguir Regimento Interno)
De acordo com o Regimento Interno da Instituição: A avaliação do rendimento escolar é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10). A frequência deve ser igual ou superior a setenta e cindo por cento (75%) computada mediante ao acesso online e registrada conforme o aluno desenvolve as atividades na plataforma. Nossa frequência consiste na participação dos fóruns, leitura do matéria, vídeos e atividades. A aprovação é obtida a partir de nota final igual ou superior a sete (7,0).
Caso o aluno não consiga nota, poderá se realizado a avaliação até conseguir a nota 7.0.
1º Módulo: A pessoa com surdo cegueira
2º Módulo: A pessoa com deficiência múltipla
3º Módulo: Necessidades específicas das pessoas com surdo cegueira e com deficiência múltipla
4º Módulo: A escola comum e o aluno com surdo cegueira
5º Módulo: Deslocamento em trajetos curtos e longos, em ambiente
6º Módulo: escolar e na sala de recursos multifuncionais
7º Módulo: O papel do professor especializado e a interface do AEE, na escola comum
8º Módulo: Adequações visuais
9º Módulo: Adequações visuais
10º Módulo: Posição e distância
11º Módulo: Disposição da sala e orientações para as atividades
12º Módulo: O uso do quadro negro ou lousa
13º Módulo: Movimentação do professor
14º Módulo: Material didático: características visuais
15º Módulo: Adequações auditivas
16º Módulo: Tecnologia assistiva
17º Módulo: Organização da sala de aula
18º Módulo: Adequações táteis
I19º Módulo: instrumentos de registro e reflexões para os professores de AEE e sala comum
20º Módulo: Relato de um caso de aluno com surdo cegueira em escola comum
21º Módulo: Considerações finais
22º Módulo: Referências
23º Módulo: Para saber mais
Referencias Bibliográficas.

INVESTIMENTO
_________
R$ 150,00
R$ 75,00
TIPO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04