Atendimento Educacional Especializado – 80H

OBJETIVO

A Capacitação em Atendimento Educacional Especializado envolve o estudo de todas as áreas da Educação Especial voltados ao processo de aprendizagem dos estudantes em sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais: deficiência intelectual, deficiência auditiva e surdez, deficiência visual, deficiência física, deficiências múltiplas e surdocegueira, altas habilidades e o transtorno do espectro autista.

Neste curso você estudará a política educacional inclusiva, os fundamentos, a organização e o funcionamento do AEE, bem como todas as deficiências, as altas habilidades e o transtorno do espectro autista (antigos transtornos globais do desenvolvimento -TGD), assim como as tecnologias assistivas, a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e o Braille e Soroban.

INFORMAÇÕES LEGAIS:

PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04

Aulas expositivas EAD

Trabalhos supervisionados individuais

Estudo de casos e apresentação de seminários

Debates sobre situações em fórum

Leitura crítica reflexiva de textos propostos

A disciplina é desenvolvida por meio de aulas expositivas, debates e apresentação de casos. É imprescindível a leitura dos textos previamente às aulas e os dois livros indicados pelo professor; a cada aula, uma questão central orientará o debate – o aluno deverá demonstrar ter-se preparado para debater a questão, a partir dos textos indicados. Cada aluno deverá também preparar e apresentar uma resposta aos questionamentos do caso relacionado ao tema da aula. Ao final do curso, os participantes deverão ter realizado a leitura do estudo de caso, respondido os questionamentos, participado do Fórum no AVA, feito o exercício revisório no AVA .

Formas de Avaliação (seguir Regimento Interno)

De acordo com o Regimento Interno da Instituição: A avaliação do rendimento escolar é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10). A frequência deve ser igual ou superior a setenta e cindo por cento (75%) computada mediante ao acesso online e registrada conforme o aluno desenvolve as atividades na plataforma. Nossa frequência consiste na participação dos fóruns, leitura do matéria, vídeos e atividades. A aprovação é obtida a partir de nota final igual ou superior a sete (7,0).
Caso o aluno não consiga nota, poderá se realizado a avaliação até conseguir a nota 7.0.

Introdução à Educação Especial e Reflexões sobre a ética do professor

Reflexões sobre ética profissional

As contradições e os desafios da escolarização

Módulo I: Contexto e aspectos legais do AEE

Contexto do Atendimento Educacional Especial

Aspectos Legais do Atendimento Educacional Especial…………………………………………………… 9

O que diz a Constituição Federal:……………………………………………………………………………….. 10

Quem é o público-alvo da Educação Especial? …………………………………………………………….. 13

Diagnóstico de necessidades especiais no contexto escolar ………………………………………….. 14

Módulo II: Desafios e práticas da inclusão………………………………………………………………………. 16

Os principais desafios da inclusão………………………………………………………………………………. 16

Práticas e mudanças na organização pedagógica das escolas ………………………………………… 18

Como ensinar a turma toda?……………………………………………………………………………………… 21

E as práticas de ensino? ……………………………………………………………………………………………. 23

Que tipos de atividades e quais os processos pedagógicos? ………………………………………….. 24

Como avaliar?………………………………………………………………………………………………………….. 24

Módulo III: Tecnologias e Recursos Pedagógicos por tipos de deficiências …………………………. 26

Uso de tecnologias assistivas …………………………………………………………………………………….. 26

O que são as salas de recursos multifuncionais ? …………………………………………………………….. 27

Sugestões de Materiais e Recursos por tipos de deficiências…………………………………………. 28

Alunos com deficiência mental ………………………………………………………………………………. 28

Atribuições do professor de sala de recursos para alunos com deficiência mental ……….. 30

Alunos surdos ou com deficiência auditiva ………………………………………………………………. 31

Atribuições do professor da sala de recursos para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com surdez ou deficiência auditiva ……………………….. 32

Alunos com deficiência visual ………………………………………………………………………………… 33

Atribuições do professor da sala de recursos para atendimento às necessidades dos

alunos com deficiência visual

Alunos com deficiência física …………………………………………………………………………………. 35

Atribuições do Professor de Sala de Recursos ………………………………………………………….. 36

Atribuições do professor de sala de recursos para alunos com dificuldades de

comunicação expressiva

Alunos com altas habilidades/superdotação

Atribuições do professor da sala de recursos para alunos com altas habilidades/superdotação

– Conclusões

– Bibliografia

– Relação de filmes que tratam, entre outros assuntos, sobre pessoas portadoras de deficiências e Educação Inclusiva:

– Bibliografia/Links Recomendados

INVESTIMENTO
_________

R$ 120,00

R$ 49,90

TIPO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04