A Aprendizagem do Aluno com Deficiência – 60H

OBJETIVO

Este curso tem ênfase nas áreas da deficiência física, sensorial e mental, está estruturado para:
– trazer o contexto escolar dos professores para o foco da discussão dos novos referenciais para a inclusão dos alunos;
– introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas práticas de Atendimento Educacional Especializado;
– desenvolver aprendizagem participativa e colaborativa necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento Educacional Especializado.

 

INFORMAÇÕES LEGAIS:

PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04

Aulas expositivas EAD

Trabalhos supervisionados individuais

Estudo de casos e apresentação de seminários

Debates sobre situações em fórum

Leitura crítica reflexiva de textos propostos

A disciplina é desenvolvida por meio de aulas expositivas, debates e apresentação de casos. É imprescindível a leitura dos textos previamente às aulas e os dois livros indicados pelo professor; a cada aula, uma questão central orientará o debate – o aluno deverá demonstrar ter-se preparado para debater a questão, a partir dos textos indicados. Cada aluno deverá também preparar e apresentar uma resposta aos questionamentos do caso relacionado ao tema da aula. Ao final do curso, os participantes deverão ter realizado a leitura do estudo de caso, respondido os questionamentos, participado do Fórum no AVA, feito o exercício revisório no AVA .

Formas de Avaliação (seguir Regimento Interno)

De acordo com o Regimento Interno da Instituição: A avaliação do rendimento escolar é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10). A frequência deve ser igual ou superior a setenta e cindo por cento (75%) computada mediante ao acesso online e registrada conforme o aluno desenvolve as atividades na plataforma. Nossa frequência consiste na participação dos fóruns, leitura do matéria, vídeos e atividades. A aprovação é obtida a partir de nota final igual ou superior a sete (7,0).
Caso o aluno não consiga nota, poderá se realizado a avaliação até conseguir a nota 7.0.

1º Módulo: A deficiência mental

2º Módulo: A escola comum diante da deficiência mental

3º Módulo: A.E.E para a deficiência mental – O Conceito

4º Módulo: A.E.E para a deficiência mental – A prática

5º Módulo: Experiência da APAE de Contagem

6º Módulo: A emergência da leitura e da escrita em alunos com deficiência mental

7º Módulo: A avaliação da aprendizagem da leitura e da escrita

8º Módulo: Estratégia com base no contexto

9º Módulo: Considerações Finais

 

INVESTIMENTO
_________

R$ 100,00

R$ 39,00

TIPO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

PORTARIA: Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04